- Orçamento Participativo chega à Internet

PBH
16/05/06

VER RESULTADO DA VOTAÇÃO DO OP DIGITAL DE BH

A partir deste ano, os cidadãos de Belo Horizonte poderão escolher também pela internet as obras do Orçamento Participativo. A novidade foi anunciada pelo prefeito Fernando Pimentel, durante solenidade de abertura do OP 2006/2007. As obras do OP Digital, que estarão disponíveis no site da Prefeitura no segundo semestre, foram previamente selecionadas pela Comforça, comissão que acompanha e fiscaliza a execução do OP.

Só o morador de Belo Horizonte poderá votar e uma única vez em até nove obras, sendo uma por cada região. Para evitar voto repetido e impedir a votação de quem não mora na capital, será necessário digitar o número do título de eleitor. O cidadão também poderá acompanhar pelo site a execução dos empreendimentos escolhidos. O OP Digital vai receber uma verba extra de R$ 20,25 milhões e não interfere no volume de recursos destinados ao OP tradicional, que este ano será de R$ 80 milhões. "É uma grande novidade no Brasil e provavelmente no mundo", afirmou o prefeito Fernando Pimentel . "As pessoas vão poder votar, usando a internet, em um elenco de 36 obras, sendo que as nove eleitas serão executadas pela Prefeitura, uma em cada regional, dentro do OP 2007/2008" explicou.

Num dia cheio de novidades, o prefeito anunciou também a assinatura das ordens de serviço de 64 obras do OP, a maioria de infra-estrutura. Metade destas obras será executada em vilas e favelas e implicará na remoção de 957 famílias e na desapropriação de outras 178. A maioria será reassentada em conjuntos habitacionais a serem construídos pela Prefeitura.
O Orçamento Participativo, implantado em 1993, discute e define com a população , de forma democrática, como o município vai aplicar metade do orçamento destinado a obras. Desde sua implantação, cerca de 350 mil pessoas participaram do processo , aprovando 1.086 obras em toda a cidade. Destas, 791 estão concluídas e 295 em andamento . O OP de Belo Horizonte se tornou uma referência internacional de modelo de gestão democrática e é hoje tema de uma disciplina do curso de pós-graduação sobre Planejamento Urbano na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: